Mulher escrevendo referências

Como criar referências e fazer citações (“colinha” para o autor)

Um bom conteúdo é bem fundamentado. Para isso é importante citar todos os autores sob os quais as argumentações foram construídas e embasadas. Neste post aproveito para compartilhar um pequeno guia que criei para mim para montar referências e citações. Utilizo para consultar rapidamente no caso de alguma dúvida com relação à ABNT (padrão que geralmente usamos para formatar textos didáticos ou científicos).

Toda construção criativa é baseada em algo que já existe. É reflexo de experiências, conhecimentos, imagens que coletamos durante a vida. Dificilmente cria-se algo inteiramente novo (para não dizer impossível). O processo criativo de uma pessoa está profundamente vinculado à forma como nos organizamos socialmente, à nossa cultura, ao momento histórico que estamos vivendo, às nossas relações profissionais e pessoais, às informações e saberes que temos contato. Enfim, o processo criativo está vinculado às nossas referências.

 

Quando nos propomos a construir um determinado conteúdo (seja didático, científico, escolar) ele será pautado em leitura, reflexão, pesquisa. Ações que precedem a escrita em si. Na construção do texto, portanto, essas referências serão parte das argumentações e por isso mesmo devem aparecer de forma clara. Um texto sem referências (ou com poucas) pode indicar fragilidade na argumentação ou ser suspeito de plágio.
Construir as referências pode ser um tanto quanto enfadonho algumas vezes, mas essencial para a escrita de um conteúdo. Para auxiliar nesse processo compartilho um pequeno guia que criei para mim como colinha, espero que seja útil para você também. Ter referências citadas não faz o texto ser menos criativo, mas pode significar que o repertório é rico e bem contextualizado. Claro, é importante balancear. As referências são a fundação, a edificação da nova obra é do autor. :)

 

Baixe aqui a “colinha” para o autor – Normas técnicas (algumas das principais aplicações)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *