Cursos online e educação corporativa, um estudo de caso

Como no último post do blog falei um pouco sobre projetos em educação a distância, aproveito hoje para compartilhar um trabalho que fiz sobre gestão de projetos em cursos online e educação corporativa.

Cursos online na educação corporativa
Cursos online na educação corporativa

Depois de algum tempo de trevas, eis que ressuscito este blog! Do início do blog até hoje muitas coisas mudaram e eu também tive novos aprendizados. Por isso mesmo acredito que algumas reflexões hoje são um pouco diferentes do início, mas meu desejo continua sendo contribuir com os colegas da área. :)

Em 2012, no último post (nossa!), eu falei um pouco sobre o processo de produção de um curso EaD. Em 2014 eu fiz um curso de especialização em Gestão da Educação Corporativa e tive a oportunidade de compreender um pouco melhor como o e-Learning – entendendo e-learning e cursos online como sinônimos – pode ser integrado à educação corporativa.

Neste trabalho, que pode ser baixado aqui, me debruço sob minha própria experiência para detalhar o percurso realizado na construção de um curso online. O curso tinha como objetivo ser utilizado na capacitação de colaboradores de uma determinada empresa do ramo de TI (Tecnologia da Informação).

Como cursos online podem agregar valor aos processos, produtos ou serviços de uma empresa?

No início deste trabalho contextualizo a importância da aprendizagem no contexto corporativo. O que vai constituir o diferencial competitivo de uma empresa é seu capital intelectual. Capital intelectual “(…) é o conjunto de saberes e fazeres que as pessoas, de uma forma geral, manifestam, colocam em prática e agregam para a organização, gerando riqueza e contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos.” (2014, p.12).

Para ter inovação é preciso ter aprendizado. Para ser sustentável no decorrer do tempo uma empresa precisa aprender a inovar. É por isso que as pessoas são tão centrais para as empresas atualmente. Por mais que a automatização tenha tornado muitas atividades obsoletas, a capacidade criativa (ainda) é um atributo humano e ela é desenvolvida através do aprendizado. É também por isso que nos dias de hoje não há como separar o aprendizado do trabalho.

Já na década de 90 Peter Senge falava sobre as “organizações que aprendem” (ver livro “A quinta disciplina”). Qual é uma das “máximas” das startups hoje? Erre rápido para aprender rápido (não sei qual foi o autor desta frase). O processo de aprendizagem é gerador do processo de inovação – que vai agregar valor a processos, produtos e serviços.

O aprendizado ocorre de diferentes formas:

  • Treinamentos formais;
  • Experiências adquiridas no cotidiano de trabalho;
  • Desafios encontrados na vida profissional e pessoal;
  • Trocas com colegas de trabalho;
  • Observação de um colega mais experiente ou referências na área;
  • Participação em eventos;
  • Outras experiências, leituras, interações que possam gerar aprendizado.

Na sequência do trabalho mostro como o e-learning, por utilizar as novas tecnologias digitais de informação e comunicação, pode ser aplicado para capacitação de colaboradores para apoiar as necessidades de treinamentos formais de uma empresa.

De que forma produzir um curso online?

Há diversas metodologias para gestão de projetos. As mais conhecidas são o PMBOK (utilizada pelo campo da gestão de projetos) e o modelo ADDIE (utilizado pelo campo do design instrucional). Na descrição do estudo de caso faço um relato de como essas metodologias foram utilizadas, quais estratégias foram escolhidas para a produção do curso e alguns resultados obtidos.

Hoje eu acredito que o modelo de produção de cursos online segue outro rumo dentro dos ambientes corporativos. Dada a velocidade com que a informação é transmitida hoje e o volume de conteúdo a que somos expostos a todo o momento, outras estratégias são necessárias para que as áreas de educação corporativa possam viabilizar treinamentos formais. Sobre isso tratarei no próximo post. ;)

Faça download do trabalho completo aqui: Métricas de projeto de cursos online no contexto da educação corporativa.

Um comentário sobre “Cursos online e educação corporativa, um estudo de caso”

  1. Boa tarde!
    Meu nome é Jaqueline Olimpio, sou formada em Pedagogia e estou fazendo uma pós-graduação à distância em Pedagogia Empresarial pela Avm. O motivo do meu contato é por conta de um trabalho que necessito realizar como requisito para aprovação em uma disciplina. A disciplina é Ead no Contexto Educacional e eu necessito realizar uma entrevista com um profissional que atue ou tenha atuado no desenvolvimento de algum curso corporativo na modalidade on line para empresa. Pelo seu trabalho, percebi que você seria a pessoa ideal para me conceder essa entrevista. Poderia ser feito até mesmo por e-mail. Haveria essa possibilidade?
    Atenciosamente, Jaqueline Olimpio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *