Computador e caderno para produção de conteúdo

Produção de conteúdo, o checklist do autor

A produção de conteúdo, especialmente se o foco estiver no desenvolvimento de um texto didático, tem muitos aspectos importantes que devem ser lembrados e observados. Um checklist pode ajudar o autor na hora da análise final do texto. Espero que essa ferramenta o ajude na construção de seus conteúdos.

Passos para produção de um conteúdo

  1. Planejamento

No post Produção de conteúdo você viu algumas dicas para a escrita de texto e também o quanto é importante ter bem definido: o quê, para quê e para quem. O propósito de toda ação educativa libertadora é, em última instância, construir conhecimentos que possibilitem a transformação do sujeito e o desenvolvimento humano em suas diversas dimensões. Por isso é tão importante pensar em quais conteúdos vão levar a esse objetivo: quais impactos terão na realidade das pessoas, com quais propósitos?

Neste primeiro passo você vai definir o que abordar, quais são os objetivos, quais referências vai utilizar para fundamentar suas ideias e se tudo isso está adequado às necessidades do seu público-alvo.

  1. Desenvolvimento

Esta etapa é a que exige maior esforço, é o momento de construir todo o conteúdo de forma alinhada ao seu planejamento. Também compõe a escrita do texto: exemplos, dicas de referências, imagens para ilustrar e complementar o conteúdo.

Especialmente para um material didático é importante que o conteúdo seja claro, com ideias bem desenvolvidas e fundamentadas.

O texto vai se estruturar em:

  • Contextualização: Sobre o quê trata o conteúdo? Será que há vínculos a serem feitos com a realidade do aluno? Qual o propósito?
  • Desenvolvimento: Todo o conteúdo é desdobrado em explicações, questionamentos, incentivos à pesquisa, exemplos, gráficos, imagens de apoio, casos práticos, entre outros.
  • Conclusão: Como tudo está amarrado? De que forma o conteúdo levou a novos vínculos e relações? Há espaço para continuidade do estudo? Instigue o aluno (seu interlocutor) a continuar pesquisando e estudando.  

Lembre-se de, ao final, inserir a fonte de todos os materiais utilizados para referenciar o conteúdo.

  1. Avaliação

Acompanhe o que os alunos estão falando sobre o conteúdo, se encontraram alguma dúvida, se foi instigante e alcançou o propósito esperado. Utilize essas informações como fonte de melhoria, seja em uma atualização do conteúdo ou na produção de novos textos.

Para ajudar no processo de escrita, você pode fazer uso do checklist do autor, que disponibilizo logo a seguir. Ele auxiliará especialmente na análise final do conteúdo. Espero que ajude! :)

Faça o download do checklist aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *