As redes sociais auxiliam a organizar o caos

Quando escrevi o post anterior tinha em mente a magnitute da relação com a própria internet que, através do Twitter, me possibilitou encontrar um texto que jamais teria acesso de outra forma. Hoje, lendo um texto para a escrita do TCC da pós, me dei conta… Lèvy, no seu livro “Cibercultura” (p. 160) diz “Longe de ser uma massa amorfa, a Web articula uma multiplicidade aberta de pontos de vista, mas essa articulação é feita transversalmente, em rizoma, sem o ponto de vista de Deus, sem uma unificação sobrejacente. Que este estado de coisas engendre confusão, todos concordam. Novos instrumentos de indexação e pesquisa devem ser inventados (…)”.

O Google, ícone dos sistemas de busca atual, que organiza os dados para que possamos encontrar aquilo que nos interessa, não dá conta sozinho da vastidão da internet, algumas vezes simplesmente não encontramos, como fazer? Aí percebi… percebi que a prof Teresa, em Portugal, quando precisou de um texto pediu ajuda a seus followers, caso alguém tivesse alguma notícia, foi quando eu aqui no sul do Brasil pude me “aproveitar” do achado dela. Não são sistemas de busca que tem “organizado melhor” as informações do ciberespaço, mas as próprias pessoas.

As comunidades virtuais e os sites de relacionamento social possibilitam a congregação de pessoas e a organização de assuntos segundos os interesses de cada um! Quando se quer alguma notícia sobre um determinado produto o melhor é perguntar para quem usou ao invés de se basear na propaganda, para isso há fóruns que discutem os assuntos, são pessoas que fazem indicações através de ambientes que as reúnem e compartilham os mesmos interesses. Se preciso de um texto sobre determinado assunto e eu não encontro, é provável que alguém saiba onde posso achar, então o que faço é perguntar!

www2

Isso me faz reafirmar a ideia de que estamos começando a aprender a nos movimentar nesse espaço, no ciberespaço. Ou melhor, estamos amadurecendo a forma como nos relacionamos com as pessoas e com as informações disponíveis dentro da liberdade e plasticidade deste espaço. Estamos fazendo melhor uso e usos novos, trocando, compartilhando, sugerindo, produzindo…

=]

Um comentário sobre “As redes sociais auxiliam a organizar o caos”

  1. Ótimo texto! Os usuários estão fazendo a internet mesmo, hoje em dia quando você vai comprar algum produto em uma loja, muitas vezes é capaz de você saber mais sobre aquele produto do que o próprio vendedor, através de pesquisas na internet e pedindo opniões de outros consumidores nas redes sociais.
    Hoje em dia dia diversos sites de vendas cedem um espaço para os clientes comentarem sobre os produtos, mesmo se for comentário criticando o produto é aceitável… isso passa uma imagem de credibilidade para a empresa, pois quem lê sabe que aquele elogio ou crítica é realmente verdadeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *