Tecnologia e aprendizado

twitter_birdEstava observando as atualizações no twitter e encontrei um texto interessante chamado “iPad, iPod, iPude” de Nuno Crato publicado originalmente no jornal português O Expresso e “tuitado” pela @profteresa. Encontrei-o hoje em um blog, onde o texto pode ser encontrado na íntegra aqui. Gostei do achado, primeiro por pensar nas trocas que acontecem via redes sociais e na possibilidade de comentar um artigo de um jornal português que eu jamais teria acesso, não fosse a @profteresa ter “tuitado”… Segundo porque faz um pequeno contra-ponto no meu último post.

Eu disse que gostava de saber das iniciativas dos educadores a respeito da utilização pedagógica das novas tecnologias. É bom apenas complementar que nem toda iniciativa no uso das novas tecnologias na educação deve e vai resultar em um aprimoramento do aprendizado em si. Na última parte do texto Nuno Crato diz:

Harm-Jan disse-me, cauteloso, “nem me passa pela cabeça criticar as novas tecnologias”. Respondi-lhe que não precisava de mo dizer. Sou bem capaz de ir comprar um iPad, um iPude e instrumentos de todas as letras do alfabeto, mas não vou pretender que os meus alunos vão aprender mais só por causa disso.

A questão da metodologia, ao meu ver, também é importante – o que não significa um aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, mas a utilização de novos meios e métodos. Mas para além disso, a reflexão sobre as novas formas de comunicação e aprendizado utilizando as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) é essencial para a construção de diferentes formas de ensinar-aprender e o aprimoramento destas no contexto atual. Aliar novas metodologias à reflexão sobre como os estudantes apreendem informação e transformam em conhecimento  no contexto atual é que poderá resultar em um aprimoramento dos processos de aprendizagem.

Fica, portanto, a dica de leitura do texto “iPad, iPod, iPude” de Nuno Crato.

Abraços!

Um comentário sobre “Tecnologia e aprendizado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *